domingo, 31 de janeiro de 2010

10 motivos para dar mimos à sua casa

Para se sentir bem.
Uma vez que a nossa casa é o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo livre, se não nos sentirmos bem nela, não nos sentimos bem em grande parte da nossa vida. Invista na sua casa, torne-a bonita, dê-lhe a sua cara: não só se vai sentir mais feliz, como fazer feliz quem a visita!

Para dar azo à sua criatividade.
Criar faz bem á mente e aligeira o humor; ao invés de ficar sentado no sofá, aproveite uma tarde livre e pinte uma parede, forre uma moldura, invente algo novo. A mais pequena mudança é benéfica.

Para perceber o tempo das coisas.
Querer tudo de uma só vez é uma aposta perdida e só nos expõe ao risco de, algum tempo depois termos vontade de fazer tudo diferente. Comece devagar, vá comprando aos poucos, dê tempo ao tempo. Uma casa decorada com pequenas certezas e ao longo do tempo tem muito mais personalidade.

Para optimizar o tempo.
Na maior parte das vezes uma casa bem pensada e decorada é uma casa mais organizada, onde cada coisa tem o seu lugar próprio. Não deixe que o caos impere sobre a sua vida e substituir o tempo que gastava a procurar aquela camisola por um belo banho de imersão.

Para aprender a ser eco-friendly.
Nunca é demais pensar no legado que deixamos aos outros; não custa nada fazer escolhas amigas do ambiente, privilegiar a iluminação natural, reaproveitar peças antigas, recuperar móveis usados... E a isto, meus caros, não chamo só modernidade: chamo inteligência.

Para usar as cores a seu favor.
Para aqueles que desconhecem, as cores têm grande influência no nosso estado de espírito; Anda stressado? Uma parede azul água no quarto vai trazer-lhe a paz que precisa, A sua sala de estar é escura e fria? Experimente pintar uma parede com tons quentes e vai vê-la com outros olhos. Escolha criteriosamente as cores das suas divisões, jogue com elas a seu favor.

Para cultivar a memória.
Uma mesa de apoio com fotos antigas, pratos do serviço da bisavó, o piano do avô (…) lembram-lhe de onde veio e quem é; deixe que peças com história façam parte da sua casa, dê-lhe emoção, torne-a mais sua.

Para racionalizar.
Comprar peças caríssimas de design só porque sim, mesmo que não funcionem na sua casa não é, de todo, um bom princípio. Não se deixe tentar pelo último grito da moda e comprar um candeeiro Phillip Stark só pela marca, quando ele vai ficar tenebroso na sua sala. Decorar a sua casa aos poucos, com carinho, passa também por racionalizar e desvalorizar as compras que arruínam a nossa carteira e não acrescentam nada à nossa vida.

Para valorizar as pequenas coisas.
É muito mais engraçado gastar o Sábado à tarde a pintar uma parede em conjunto com os seus filhos, olhar para ela anos mais tarde e lembrar-se desse momento, do que muitas outras coisas meramente materiais e, muitas vezes, sobrevalorizadas. Abra a porta da sua casa às pequenas alegrias, aos pequenos prazeres da vida. Vai ser uma casa cheia de histórias para contar.

Para ter uma casa linda.
O conceito de belo é vago, não há uma definição estanque, cada um tem o seu. Pois bem, deixe a sua casa bela aos seus olhos. Na sua maneira de ver, ninguém lhe poderá dizer o contrário. Certo?

Texto adaptado do blogue de(coeur)ação.

Sem comentários:

Enviar um comentário